Eu quero ter um milhão de amigos...
Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
Como foi a atividade, quais pensamentos (pressupostos) vocês tiveram diante de interações ?
Diante de pensamentos de como deveríamos ou não deveríamos nos comportar, ser vistos, iniciamos o processo de enviar mensagem para nosso cérebro que estamos em perigo, uma vez que, invariavelmente o que se pensa nessas horas são pressupostos quase inaltingíveis, tenho que agradar todos!! Este pressuposto é comum e terrível, pois só Roberto Carlos conseguiu ter 1 milhão de amigos, isso se conseguiu!!
Ao querer agradar o outro, entramos em uma silada, pois o que agrada à todos ? O que agrada a minha ? O que agrada minha sogra e meu chefe ? A resposta é que não dá para saber!!! Então não há uma fórmula que atenda à todos. Assim uma garnde dica é pergunte o que as pessoas gostam: como elas gostam de ser tratadas, o que as magoa, quais são as regras que não devem ser quebradas para o bom convívio. Pergunte, Pergunte. Mesmo assim ainda podemos errar ou simplesmente não querer fazer o que agradará o outro por razões simples como não conseguir atingir as expectativas de terceiros. O bom senso sempre ajuda nestas horas e na dúvida pergunte se fez ou falou algo que não foi legal!!
Outro ponto muito importante é quando achamos que temos algo que pode não ser bem aceito e atrapalhar o sucesso dentro de uma situação social, exemplo: quando falo em público fico vermelha! Bem ficar vermelha gerá pressupostos como: perceberão que estou com vergonha, todos perceberão que estou vermelha e serei ridicularizada. Assim a situação social que tenha exposição é vista como ameaçadora e a fuga se torna a melhor defesa. Agora quando queremos fugir de um perigo: Me verem vermelha, entramos em algo muito pior: tentar esconder o que não dá, sabe quando uma mulher está gravida de 9 meses e de trigêmios, dá para esconder? A resposta é não!! Quando quero esconder a vermilhidão dou mais atenção para o problema, fazendo que ele só piore. Vejam a razão: A vermelhidão no rosto, na maioria dos casos, é uma reação natural do corpo frente à situações de nervosismo, raiva ou vergonha. O estresse emocional faz com que o sistema nervoso autônomo provoque uma dilatação dos vasos sanguíneos, deixando a face vermelha e quente. É o chamado rubor facial e na busca de evitá-lo acabo piorando, pois quanto mais ansiosa , mais nervosa e preocupada em esconder, mais o sistema nervoso autônomo provocará a dilatação dos vasos sanguíneos, deixando a face cada vez mais vermelha e quente. Assim, que tal disfocar?
Tenho certeza que estará ocorrendo inúmeras coisas ao redor, como: se estiver em uma reunião que tal dar atenção à reunião, ao que está sendo falado, escreva a pauta da reunião, foque na conversa e pense que a vermelhidão é a openas mais um participante, assim, vovê poderá escolher no que vai dar mais atenção.
Seu desempenho profissional será melhor, pois tenho certeza que neste exemplo, ao invès de focar na reunião ou na apresentação, o foco é nas suas reações fisiológicas. Mude o foco e terá mais sucesso profissional e a vermelhidão manterá estável, isso se não desaparecer.
Então, que tal focarmos em outras coisas que estão ao seu redor? Façam uma lista das situações mais fáceis como quando estiver com os amigos, caso esta situação seja a de menos desconforto, ela será a primeira, siga com a lista até a mais aversiva como por exemplo, a apresentação de resultados para a diretoria. Para cada desconforto, como ficar vermelha (o) teremos uma lista com as situações de menos até o maior desconforto. Tento nossa lista pronta começaremos com a situação de menor desconforto e com ela iniciaremos a pratica.
Então façam a lista e para o próximo Blog daremos continuidade.
Um forte Abraço e Sucesso para todos