Falar e me expor socialmente me gera pânico!!! O que pensarão se eu falar isso ou fizer aquilo...
Espero que todos sigam buscando observar se o que anda pensando sobre si, sobre os outros e sobre o mundo é uma verdade ou uma meia verdade!!
Ouço muito no consultório: Quando penso em ir na academia, no parque, na festa ou em ambientes sociais, já começo a pensar: Como será que vão me ver? Será que minha roupa está adequada para este evento? O que eu digo soa estúpido! Eu sou entendiante! Não terei nada a dizer! Ficarei vermelho/tremerei/perderei o controle.
O que poucos podem pensar é que o que está acontecendo tem nome: Fobia Social. Vocês perguntarão: Criz como posso saber se isso está acontecendo comigo?
Bem, vejam se vocês estão passando por estas situações abaixo:
* Medo persistente de uma ou mais situações sociais.
* Medos individuais que ele/ela agirá de um modo que será humilhante, constrangedor ou que levará a rejeição.
* As situações sociais quase sempre provocam ansiedade.
* As situações temidas são evitadas ou suportadas com intensa angústia.
* O medo é desproporcional.
* O problema persiste há, pelo menos, 6 meses e causa angústia ou prejuízo significante
A fobia socail que é uma ansiedade, pode ter mais de uma causa, como por exemplo ter pais que tem crenças como: “Falar alto e ser confiante é a forma de progredir na vida”. Bem e se o filho (a) for mais quieto, mais tímido. Os pais acabam interpretando negativamente este modo e o filho (a) acaba acreditando que tem um problema ao falar em público. Pais que acreditam que o filho (a) não pode falar da forma como faz, pois está errado, as pessoas não aceitarão. Neste ultimo caso o aprendizado é: Não sei falar bem, melhor ficar quieto.
Sem contar no que aprendemos que é valorizado ou não valorizado pela sociedade. Claro que somado à isso e características inatas acabamos criando pressupostos de como deveríamos ser vistos , de como deveríamos nos comportar e é claro que sempre são pressupostos ligado há uma forma "perfeita". Se eu for apresntar meu TCC ou o novo projeto tenho que parecer inteligente, tenho que falar sem cometer erros!
O que ouço da maioria das pessoas, com esta ansiedade é que a performace profissional, acadêmico e social em geral foi seriamente prejudicado por seus medos. Assim, eles têm menos amigos e namorados, e com isto, diminui a probabilidade de se casar, de ter promoções no trabalho e de compartilhar momentos sociais.
Como atividade, anotem os pressupostos (crenças, pensamentos) que vocês têm antes, durante e depois de interações sociais.
No próximo Blog vamos ver dicas de como trabalhar a fobia social e conseguir ter mais qualidade nas relações, também falaremos sobre a atividade proposta!
Um forte abraço e sucesso à todos!!!