"Todos nos cometemos os erros cognitivos, ok"?
Olá à todos!!! Com o carnaval, aliás com o final dele, temos novos casais formados. Assim pensei em escrever um pequeno texto para que eles sigam juntos por muitos carnavais.
Todos nós temos pensamentos automáticos, que como o nome sugere, são pensamentos que não controlamos, simplesmente surgem sem serem convidados. Eles chegam sem avisar e por isso muitas vezes não os percebemos, simplesmente aceitamos, sentimos e nos comportamos diante deles.
Vejam se vocês reconhecem agum ou alguns destes convidados indesejados:
1) Catastrofização: “Depois da nota baixa, não conseguirei me formar.” “Vai dar tudo errado.”
" O que será de mim se ele (a) me deixar, vou morrer."
2) Abstração Seletiva: “Hoje só tive problemas.” “Ele (a) não gosta de mim, pois não me convidou para jantar.”
"Não fiz nada certo essa semana".
3) Pensamento TUDO ou NADA: “Ou eu faço isso com perfeição, ou então é melhor nem começar.” “Ou faço a dieta rigorosamente ou é a mesma coisa de que não fazer nada”. “Ou eu vou todos os dias para a academia ou nenhum.”
4) Supergeneralização:
"Nunca mais vou me casar". “Nunca faço nada certo.” “Todo mundo está contra mim.”
5) Descontando o positivo: “Só estão me elogiando porque são meus amigos.” “Ok, eu terminei todo o trabalho hoje. Mas e daí? “É o mínimo que eu deveria fazer...”.
6) Personalização: “Por que é que chove toda vez que venho à praia?” “Todos estão muito quietos, só podem estar falando de mim.”
7) Leitura de Pensamento:
"Ele (a) não gosta de mim."
"Me acham chato."
8) Conclusões Precipitadas: “Claro que está om raiva de mim, passou e nem falou oi.” “Não deveria ter perguntado isso, deve pensar que sou bobo."
9) Profecia auto-realizante:
“Ninguém vai querer conversar comigo na festa.”
"Não vou conseguir fazer a prova."
Se os erros cognitivos são comuns à nos, que tal observá-los para torná-los conscientes e questioná-los?
Então a meta é parar, conversar consigo mesmo colocar os pensamentos no papel e buscar interpretações mais realistas para as atitudes dos (as) amados (as).
A realidade é que não podemos conhecer de fato os pensamentos, as emoções e os comportamentos das outras pessoas, mas a boa notícia é que sim conseguimos conhecer os nossos pensamentos, emoções e comportamentos que temos. Esta é a nossa missão!!!!
Muito Amor e lembrem Valeu a pena!!!